O HISTORIADOR MORRETENSE - ERIC J. HUNZICKER

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Marcelino José Nogueira Junior
MORRETES E A EMANCIPAÇÃO DO PARANÁ

A experiencia, confirmada por suas estreitas relações com as cousas e os factos, tem demonstrado que, na vida social, a industria é a raiz, o fundamento ou a causa primaria de tudo. Della deflue não só o desenvolvimento material, como o progresso humano sob o aspecto mais elevado de conquista do bem estar, da ordem, da liberdade, ou da emancipação da própria consciencia, já então impellida até a plena posse de seus sagrados e imprescriptiveis direitos. Essa verdade levou primoroso escriptor a reconhecer que a própria liberdade politica depende essencialmente do progresso industrial, pelo que não é de mero parallelismo, porém de verdadeira causalidade, a relação que ha entre a historia da industria e a historia da civilização politica. Por isso, quem tiver um dia de estudar a marcha ascencional da civilização politica no Paraná, hade ir tomar, na pequena e gloriosa povoação de Morretes, o seu antecedente necessario, ou o ponto donde, mais tarde, irradiou-se ella por todo o territorio paranaense.
 Obedecendo já em sua fundação a elevados intuitos commerciaes, como attesta sua posição, excellente em relação ao estado da viação áquelle tempo, Morretes muito cedo attrahiu as vistas de quantos conseguiram divisar, atravez as dubias entrevistas do futuro, a grandeza material e moral, que lhe estava reservada.
Homens emprehendedores, com ardente fé nos resultados do trabalho honesto, intelligente e perserverante, alli foram se estabelecer, lançando os germens do progresso economico, que dentro em pouco devia se revelar e accentuar. Então, a industria manufactureira do matte, que ainda é hoje a principal do Paraná, foi alli iniciada sob os melhores auspicios, determinando o aproveitamento de inexgotaveis riquezas, quer para o extractor, quer para os industriaes, que, beneficiando-o, iam leval-o transformado aos centros consumidores. Por sua vez o commercio, com vitalidade assás apreciavel, começou a desenvolver-se, estendendo dia a dia esphera de suas operações e ligando, pelas vantagens, immensas de civilizadora permutação, as populações ruraes mais affastadas á nova e florescente praça de Morretes. Ao lado dessas, innumeras outras industrias auxiliares surgiram, contribuindo, em concerto admiravel, para o desenvolvimento da pequena povoação, cujo progresso economico de mais se acentuava. Assim, muitas dezenas de annos não eram passadas, e as primitivas choças appareciam convertidas em edificios; as fabricas, armazens e depositos se haviam multiplicado; a população augmentara consideravelmente e de vez se tinha formado o centro para onde corria já grande numero de productores e consumidores, entregues todos á permuta de actividades e valores, no seu mais elevado aspecto economico.
Os resultados desse progresso industrial não se fizeram esperar. Dentro de alguns annos mais, tinha elle levado, na solidariedade admiravel que prende as industrias entre si, o desenvolvimento economico ás mais remotas paragens, e de toda a parte se lhe ouvia a voz, chamando o homem a mais santa de todas as pugnas: a que tem por instrumento a ferramenta e o trabalho e por divisa o desenvolvimento e a independencia da sociedade, E, de envolta com esse desenvolvimento, levou aquelle progresso a todas as classes sociaes a consciencia da propria força, a aspiração do bem estar e da ordem, o sentimento da liberdade e da independencia. Só depois, como culminante remate a essas bellas vegetações moraes, veio a emancipação da quinta comarca (No momento da emancipação o Paraná era a décima comarca – NP) de São. Paulo e com ella a installação da provincia do Paraná.
Portanto, em seu caracter de signal inequivoco de adiantado gráo de civilização politica, a emancipação do Paraná apparece, logicamente na historia, como a resultante do progresso industrial e economico, que irradiou-se, em torrentes de luz, da pequena povoação fundada ás margens do  Nhundiaquara por todo o território paranaense.

Morretes foi o berço da liberdade politica do Paraná. 


19 de Dezembro de 1903.
Obs. Está publicado com a orografia que foi originalmente publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para tirar dúvidas ou simplesmente comentar.