O HISTORIADOR MORRETENSE - ERIC J. HUNZICKER

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

FAMÍLIA MALUCELLI

A família Malucelli, hoje com quase quatro mil membros, chegou ao Estado do Paraná em 1877. Nesta época, 125 anos atrás, Giovanni e sua esposa Margherita decidiram deixar a pátria de origem para aventurar-se numa vida nova, num país distante, atraídos pelas notícias recebidas de outros compatriotas que aqui já estavam. Deixaram para trás uma vida estabilizada na Itália encontrando um novo mundo de inúmeras dificuldades.

Da Itália, Giovanni e Margherita chegaram com seus oito filhos; mais tarde Margherita já viúva conseguiu trazer mais dois sobrinhos. Giovanni faleceu depois de dois anos de quando aqui se estabeleceu e a matriarca Margherita conduziu com pulso forte a criação e  orientação dos oito filhos.


Da Itália a família era ilustre, estando inscrita no Bairro de Ouro do antigo Ducado de Ferrara. Os descendentes atuais, legítimos e naturais, podem reivindicar pela reconstituição da árvore genealógica da própria família, o título de Nobre ferrarense, podendo também usar o brasão da família nobre, o que demonstra a antiguidade e distinção de sua linhagem.

A família Malucelli chegou ao Brasil no porto de Paranaguá em 1o. de abril de 1877 e instalou-se primeiramente em Alexandra, litoral paranaense, local bem diferente que imaginava Giovanni. Depois do falecimento de Giovanni, Margherita transferiu-se para Morretes, também zona litorânea do estado, precisamente na Colônia Nova Itália, no Sítio Grande, onde a matriarca comprou um lote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para tirar dúvidas ou simplesmente comentar.