EWALDO KRÜGER
Filho de Germano e Anna Von der Osten
Krüger, nasceu em Morretes, em 28 de setembro de 1869. Aos seis anos de idade,
transferiu-se, em companhia de sua família, para Florestal. Cursou as primeiras
letras na escola de Florestal, tendo sido aluno do professor Alexandre José
Fernandes Rouxinol.
Como resultado de sólida educação herdada
do pai e da formação adquirida em boas escolas, aliadas à sua força de vontade,
tornou-se engenheiro mecânico de nomeada nacional.
Funcionário da Rede de Viação Paraná-Santa
Catarina, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, em 1906, então Chefe da Locomoção
daquela ferrovia, o engenheiro Ewaldo Krüger põe em funcionamento a sua
obra-prima, o automóvel de linha ferroviária movido a vapor, construído nas
oficinas da mencionada ferrovia. Transcrevemos, adiante, os detalhes desse
invento, o único no gênero, extraídos de seu livro “Vencendo Rampas”:
“No fim de 1906, havia eu construído um
automóvel a vapor, trabalho feito nas horas vagas e com os precários recursos
de que dispunha. Essa máquina conduzia seis passageiros, além do maquinista e
do foguista. Esse automóvel de linha prestou relevantíssimos serviços à Estrada
de Ferro.”
O locomóvel, conhecido por “HILDA”, por
volta de 1935, foi reformado e aperfeiçoado na oficina onde se originou, vindo
a ser desativado em 1963. Atualmente, encontra-se em exposição no Museu
Ferroviário em Curitiba. Escreveu em 1937 o livro “Vencendo Rampas”, hoje muito
raro.
Após brilhante e dedicada carreira que
culminou com a Chefia Geral da Locomoção da Rede de Viação Paraná-Santa
Catarina e da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, em Santa Maria da Boca do
Monte, Ewaldo Krüger aposentou-se aos 7 de março de 1928.
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