O HISTORIADOR MORRETENSE - ERIC J. HUNZICKER

segunda-feira, 6 de março de 2017

IGREJA DE SÃO BENEDITO
Livro Tombo Histórico
Inscrição Tombo 86-II
Processo Número 85/84
Data da Inscrição: 13 de julho de 1.985
Localização:
Município: MORRETES
Rua Praça Benedito Antunes de Oliveira
Proprietário: Particular - Mitra Diocesana de Paranaguá
HISTÓRICO
         Em 1760 foi fundada em Morretes a Irmandade de São Benedito reunindo, conforme rezam seus estatutos, “pretos, escravos e administradores e pessoas livres que por suas devoções quiserem pertencer a ela sem distinção de sexo ou idade, com tanto que professem a religião Católica Romana, tendo por fim festejar anualmente ao Glorioso São Benedito no dia 25 de Dezembro”.
          Embora tenha se perdido quase toda a documentação da irmandade, em uma enchente da década de 1960, os livros que sobreviveram permitem levantar sua história a partir do ano de 1860. Entre 1865 e 1895 são construídos a capela e o cemitério, com grande dificuldade por corresponder, na região, a um período de decadência econômica.
         Compõem-se sua arquitetura do esquema edificado mais simples da tradição religiosa: nave, torre-sineiras e capela-mor. A construção é de alvenaria mista, pedra e tijolo, com cobertura em duas águas com telhado em beira-e-bica.

Internamente o maior interesse esta no altar-mor, com um grupo de imagens de diferentes épocas, sobressaindo-se entre todas, a do padroeiro, o “glorioso São Benedito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para tirar dúvidas ou simplesmente comentar.